domingo, 20 de março de 2011

Contratação

Para contratação de um funcionário novo é claro que temos que levar em consideração todos os itens que manda a área de recursos humanos, com critérios e padrões, mas alguns detalhes temos que ter muito cuidado, para nossa área.
  • Um jovem (18 á 24 anos), que esta em fase de procura de seu destino, geralmente não é de frentista que ele(a) pretende seguir carreira, pois provavelmente pensa em evoluir para funções mais técnicas, então podemos investir sabendo que ele poderá dali a 4, 5 meses sair e o investimento se perderá, bem como a responsabilidade que ele possui ainda não lhe pesa, pois provavelmente, ainda não casou ou ninguém depende dele(a), e se ele não tiver toda essa ambição é porque provavelmente é um acomodado. O acerto esta quando ele esta fazendo um tranpolim, para maiores voos, então fica um ou dois anos, até completar algum curso e seguir sua carreira.
  • Um pessoa entre 24 e 40, é o ideal, mas cuidado, busque todas as informações, principalmente pessoais, não deixe de falar com seus antigos "chefes", verifique o tempo em cada estabelecimento, e não busque, de preferencia, no mesmo ramo. Esse funcionário tem vigor e sabe o que se espera dele, nesta idade é que achamos os líderes e também os possiveis "problemas com caixa", eles são mais envolventes e também com uma visão melhor para seu cliente, em três meses ele diz a que veio, no quisito operacional, eno de ética leva uns 4 ou 5 meses.
  • Com mais de 40 anos, é possivel, temos que ver o curriculo, se teve longos periodos nos antigos empregos, se foi um funcionário "pulador" (pouco tempo em cada emprego), então meu caro, abra os olhos, estes candidatos, em sua maioria já tem uma situação de maturidade, tanto para o bem quanto para o mal, quanto para a acomodação, nos resta distinguir e acertar "o tiro". Quando achar vai te-los por anos.
  • Quando da contratação faça um "treinamento", antes de assinar a carteira, com contrato, pagando despesas, procure a possibilidade, e ofereça a ele todos os meios para aprendizado, colocando um funcionário treinador, sempre do seu lado, normas internas, horários etc. etc.tudo deve ser esclarecido antes.
  • Se nos quisitos, motivação, curiosidade, disponibilidade e empenho ele tirar nota abaixo de 7 mande embora, a tendencia é cair, de 7 a 8,5 fique esperto.
  • De atenção especial aos que estão treinando, até os primeiros cinco meses, procure saber o que ele tem a dizer, e talvez você consiga encontrar situações na tua equipe que não estava enxergando, tipo "funcionários com vícios tentando cooptar o novato.

um abraço e até qualquer dia......

Nenhum comentário:

Postar um comentário